Filosofias em educação musical
Quando lidamos com educação musical, é válido afirmar que várias áreas correlatas contribuem para a nossa atuação pedagógica e como pesquisadores. O quão explicitamente essas áreas aparecem nos textos que tratam de diversos aspectos da educação musical, sejam eles referentes a currículos, à formação de professores, à atuação de educadores musicais, entre outros, pode ser debatido. No entanto, na literatura especializada, há uma base que dá suporte a diferentes produções nessa área a partir da psicologia, da sociologia, da antropologia, da educação, da história e da filosofia.
Este livro reúne capítulos escritos por autores brasileiros que atuam em diferentes regiões do país — incluindo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato-Grosso, Amazonas e Bahia,— além de contar com a colaboração de pesquisadores da Argentina, México, Canadá, Estados Unidos e Austrália.
Os temas tratados em cada capítulo demonstram a diversidade de propostas que se valem da filosofia para fundamentar reflexões teóricas e práticas para a educação musical. Dessa forma, a diversidade temática representada na publicação evidencia diferentes formas de inserção de reflexões filosóficas que podem ser relevantes para a área de educação musical.


